Governo do Distrito Federal
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CoronaVírus

O momento é de união e esforços conjuntos para preservarmos a saúde de todos. Aconselhamos que deslocamentos só sejam realizados quando forem extremamente indispensáveis. Se você precisa ir, vá em segurança. Conheça nossas iniciativas:

DICAS DE PREVENÇÃO

CoronaVírus
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O que é?

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Transmissão:

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, mesmo as assintomáticas, por contato próximo, por meio de toque ou aperto de mãos; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador; dentre outros.

Como prevenir:

• Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;

• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

• Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;

• Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;

• Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;

• Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças;

• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

• Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;

• Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa;

• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar;

• Durma bem e tenha uma alimentação saudável;

• Utilize máscaras, caseiras ou artesanais feitas de tecido, em situações que tenha que sair de sua residência.

Sintomas:

Os principais sintomas identificados até o momento são febre acompanhada de tosse, geralmente seca, ou dor de garganta ou dificuldade respiratória; também podem ser sintomas: cansaço; dores no corpo e de cabeça. Em caso de suspeita, procure a unidade básica de saúde mais próxima.

Referências:
http://www.saude.df.gov.br/coronavirus/
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#diagnostico
https://igesdf.org.br/coronavirus/

Foi elaborado um Plano Estratégico para retomada das atividades, onde consta uma operacionalização para que o Na Hora possa retomar suas atividades gradualmente, garantindo segurança ao cidadão e aos seus colaboradores. Dentre as medidas previstas no referido plano estão:

• A orientação de que o cidadão busque os serviços de atendimento presencial no Na Hora somente em casos de urgência;

• Obrigatoriedade do uso de máscaras dentro das unidades, conforme Decreto nº 40.648 e Lei Distrital nº 6.559, ambos de 23 de abril de 2020;

• Não será permitida a entrada de acompanhantes, salvo em hipóteses de extrema necessidade;

• Utilização de termômetro infravermelho de testa na entrada da unidade para realizar a checagem de temperatura dos usuários, servidores e colaboradores;

• Reforço na quantidade de dispensers de álcool gel distribuídos nas unidades;

• Divulgação nas unidades de orientações de saúde, incentivando a observação de práticas simples para prevenir a Covid-19;

• Reorganização do layout interno das unidades, para que a distância mínima seja respeitada, tanto nos locais de atendimento quando na sala de espera;

• Sinalização de demarcação no chão, para que os cidadãos possam manter o distanciamento seguro uns dos outros e dos atendentes;

• Controle do número de pessoas dentro das unidades, somente permitindo que permaneçam internamente se tiver espaço para atendimento imediato no órgão buscado e/ou na sala de espera;

• Aumento da divulgação dos serviços digitais e orientação dos usuários para que façam os serviços por esses meios, quando possível, com a distribuição de folhetos explicativos;

• Reforço na limpeza diária das unidades, em especial a limpeza de locais que ficam mais expostos ao toque das mãos, como bancadas, pias, mesas, maçanetas de portas, assentos de espera, dentre outros;

• Instalação de placas de acrílico nas mesas de atendimento, servindo como barreira de proteção entre o cidadão e o atendente;

• Expansão do agendamento online para atendimento nas unidades. Por sua vez, os órgãos que já possuem essa ferramenta só atenderão pessoas previamente agendadas, sendo vedada a possibilidade de encaixes;

• As unidades que possuem postos de conveniência do BRB só irão disponibilizar esse serviço de forma interna, ou seja, vão ficar restritos aos pagamentos de boletos/documentos vinculados aos serviços disponibilizados pelos órgãos parceiros dentro das unidades;

• Serão distribuídas máscaras de proteção facial para todos os servidores;

• Servidores com idade superior a 60 anos ou que façam parte do grupo de risco estabelecido pelos órgãos de saúde não trabalharão presencialmente nas unidades, até recomendação que autorize;

• Orientação para que os servidores reforcem os cuidados de prevenção em casa e no transporte até o trabalho;

• Elaboração de medidas para que se possa cuidar da saúde mental dos colaboradores nesse momento de pandemia;

• Organização dos servidores em escala de revezamento para realizar o atendimento ao público.

O horário de funcionamento especial, nesse período de pandemia, será de segunda a sexta-feira e dividido de acordo com seus locais de atendimento:

• As unidades de Brazlândia, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga funcionarão das 08:00 às 18:00;

• As unidades do Gama, Riacho Fundo funcionarão das 11:00 às 19:00*;

• A unidade da Ceilândia funcionará das 09:00 às 17:00.

 

Obs: Não haverá atendimento aos sábados; após o primeiro mês de funcionamento, será analisada e verificada a possibilidade de ampliação dos horários de atendimento e o retorno gradativo à normalidade operacional.

O encerramento de emissão de senhas se dará 30 minutos antes do fechamento estipulado da unidade para garantir o atendimento a todas as senhas emitidas.

* Horário de atendimento presencial da CEB na unidade GAMA, será das 11hs às 17hs.

Superintendência Regional do Trabalho no DF

Secretaria de Economia do Distrito Federal
-Serviços para Pessoa Física

-Serviços para Pessoa Jurídica

Polícia Federal – PF

Polícia Rodoviária Federal – PRF

Receita Federal

Tribunal Superior do Trabalho – TST

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Tribunal Regional Eleitoral do DF – TRE

Superior Tribunal Militar – STM

Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF

Subsecretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE

Agência do Trabalhador

Banco Regional de Brasília – BRB

Caesb

CEB

Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/DF

Correios

CBMDF Ouvidoria

CBMDF

CODHAB/SEDUMA

Defensoria Pública do DF

Detran/DF

Secretaria de Transporte e Mobilidade – Semob

INSS

Justiça Federal da 1ª Região

Procon/DF

Ouvidoria do GDF

• Utilize máscaras; antes de tocar a máscara, sempre higienize as mãos;

• Evite tocar no rosto com as mãos não lavadas, principalmente olhos, nariz e boca;

• Utilize o álcool gel 70% sempre que necessário. Em nossas unidades dispensers estão disponíveis;

• Carregue com você sua garrafa com água e evite a utilização de bebedouros;

• Mantenha-se a uma distância segura das outras pessoas;

• Respeite a sinalização indicativa de distanciamento fixada nas unidades: na recepção, mantenha-se nos locais marcados no chão; na sala de espera, sente apenas nos assentos permitidos e durante o atendimento, permaneça atrás das fitas marcadas no chão;

• Se possível, não leve acompanhante, uma vez que os atendimentos serão realizados individualmente, não sendo permitida a entrada destes, salvo nas hipóteses de extrema necessidade;

• E por fim, fique dentro da unidade apenas o tempo necessário.

Veja os serviços presenciais disponíveis e as unidades que fazem atendimento presencial:

 
BRB Mobilidade

Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.

Serviços disponíveis:

  • Cadastro para a 1ª via do cartão passe livre estudantil
  • Pedidos de 2ª via do cartão passe livre estudantil
  • Extensão de acesso
  • Troca de instituição
  • Entrega para o aluno da 1ª via e 2ª via do cartão passe livre estudantil
  • Regravação de cartões
  •  
    Caesb

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária e Taguatinga;
    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços disponíveis:

  • Primeira ligação
  • Alteração de titularidade
  • Religação
  •  
    CEB

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços disponíveis:

  • Solicitação de Parcelamento de débitos
  • Solicitação de Desmembramento de até 6 medições
  • Solicitação de Aferição do medidor
  • Registro de Tratamento de Reclamação
  • Solicitação de ressarcimento de danos elétricos
  • Emissão de carta de habite-se
  • Solicitação de Tarifa Branca
  • Geração Distribuída
  • Solicitação de alteração de carga
  • Solicitação de vistoria/orientação para obra ou para mudança de padrão de local
  • Solicitação de extensão de rede
  • Solicitação de isolamento/afastamento de rede
  • Assinatura de contrato para execução de obra rede
  • Emissão de fatura de orçamento de serviços para terceiros (OST)
  • Solicitação de mudança de classificação (rural, comercial, residencial)
  • Solicitação de ligação provisória para eventos, circos, parques, etc.
  • Solicitação de reparo na iluminação pública
  • Poda de árvore
  •  
    CODHAB

    Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.
    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços disponíveis:

  • Atendimento a Ordem Judicial.
  • Solicitação de liberação de acesso.
  • Entrevistadora do Cadastro único.
  • Análise de documentação para Habilitação e atualização cadastral.
  • Atendimento aos candidatos convocados para entrega de documentação.
  • Atendimento os habilitados e aos indicados.
  • Atendimento a comunidade sobre regularização e antiga SHIS (quando for o caso).
  • Entrega de escrituras quando disponível.
  • Atendimento as solicitações das Certidões Negativas de todos os Cartórios de Registro de Imóveis do Distrito Federal.
  •  
    Correios

    Suspenso.

     
    Defensoria Pública da União – DPU

    Suspenso.

     
    Defensoria Pública do DF

    Disponível nas seguintes Unidades: Gama, Sobradinho e Taguatinga.

    Serviços disponíveis:

    Orientações jurídicas relativas a:

  • Ações relacionadas à prestação de alimentos
  • Ação de investigação de paternidade quando cumulada com pedido de alimentos
  • Ação de divórcio (consensual e litigioso)
  • Ação para conversão de separação em divórcio
  • Ação de regulamentação de visitas
  •  
    Detran

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços disponíveis:

  • Habilitação de acesso ao Portal do Detran (Tela P002 GETRAN)
  • Alteração de endereço do veículo
  • Comunicado de venda
  • Abertura de processo de renovação para tripulante
  • 2ª via de CNH, com alteração de dados
  • Obs: Não terá nenhuma emissão de CRLV nas unidades, conforme Instrução nº 314/2020/DETRAN/DG
  •  
    INSS

    Suspenso.

     
    Justiça Federal

    Suspenso.

     
    Polícia Civil do DF

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga;
    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços disponíveis:

  • 1ª via da Carteira de Identidade
  • 2ª via da Carteira de Identidade
  •  
    Polícia Federal

    Suspenso.

     
    Polícia Rodoviária Federal

    Disponível nas seguintes Unidades: Rodoviária.

    Serviços disponíveis:

  • Identificação de Condutor Infrator
  • Advertência por escrito
  • Boletim de Acidentes de trânsito
  • Emissão de Boletos de Multas
  • Defesa de Autuações
  • Infrações de trânsito
  • Nada consta de Acidentes de trânsito
  • Nada consta de Infrações de trânsito
  • Procedimentos Internos
  • Recursos de Multas
  • Requerimentos Gerais
  •  
    Procon

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços disponíveis:

  • Orientação ao consumidor nas relações de consumo
  • Abertura de reclamação (Documentos necessários: Copia do RG, comprovante de residência, nota fiscal, pedido, protocolos, comprovantes de pagamento, e-mails de reclamação, etc.)
  • Atendimento de retorno
  •  
    Receita Federal

    Suspenso.

     
    Secretaria de Estado de Economia

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Serviços disponíveis:

  • Parcelamento
  • Procuração eletrônica
  •  
    Secretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE

    Disponível nas seguintes Unidades: Riacho Fundo e Rodoviária;
    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços disponíveis:

  • Primeiro cadastro e atualização de dados dos visitantes para que este consiga emitir senha para entregar dinheiro e alimentos para os presos.
  •  
    Superintendência Regional do Trabalho/DF

    Suspenso.

     
    Tribunal Regional Eleitoral

    Suspenso.

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    Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão - Governo do Distrito Federal

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