Foto: Luiz Alves – Asom/Sejus
Na sua terceira edição realizada em Planaltina do DF, na semana de 6 a 11 de maio, o programa “Sejus Mais Perto do Cidadão”, da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, alcançou recorde de público, com quase 8 mil atendimentos prestados à população local. A ação itinerante, que se tornou permanente por decreto do governador Ibaneis Rocha, já passou pelas cidades de Candangolândia e Paranoá e no próximo mês acontece em Braslândia.
Na ação em Planaltina, o governador Ibaneis Rocha e o secretário da Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, manifestaram satisfação com o sucesso do evento na prestação de serviços à comunidade. “Governo tem que estar perto do povo”, disse Ibaneis na ocasião. Para Gustavo Rocha, é importante “aproximar os governos da população, promovendo facilidade de acesso a serviços de forma integrada e unificada, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas”, disse.
Em Planaltina, somente nas escolas, as subsecretarias da Sejus atuaram ao longo da semana com palestras sobre enfrentamento à violência e ao bullying, cidadania e legalidade; gravidez precoce, transtorno alimentar, saúde emocional, prevenção ao uso de drogas e orientações a vítimas de violência. Nesse esforço dos subsecretários e especialistas da Sejus, 4532 crianças e adolescentes foram alcançados.
O Na Hora esteve no local com 1300 atendimentos de emissão de documentos e outros serviços. O Procon tirou dúvidas em 42 atendimentos lá realizados.
As pessoas que estiveram no espaço montado pela Sejus, no Complexo Cultural de Planaltina na sexta e no sábado, foram atendidas, orientadas ou pegaram material sobre as temáticas racial, pessoa idosa, pessoa com deficiência, serviços funerários e LGBT. As ações no local e em escolas sobre Inclusão de pessoa com deficiência; intolerância religiosa, racismo e LGBTfobia alcançaram 1920 pessoas, segundo balanço das subsecretarias envolvidas.
Também no mutirão de serviços em Planaltina, dias 10 e 11, a Funap e os adolescentes do sistema socioeducativo participaram de exposição e venda de artesanatos e hortaliças por eles produzidos. Numa ação para embelezamento e promoção da autoestima foram realizados no local 105 atendimentos. Cursos de merendeira e agente de portaria capacitaram 68 pessoas.
A Ouvidoria da Sejus também esteve presente no local para o cidadão registrar suas demandas, fazer denúncias, reclamações, sugestões e elogios.
Parcerias – Foram parceiros desta ação: Secretarias de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação, Cultura e de Segurança do Distrito Federal. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; Companhia Energética de Brasília – CEB; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros Militar do DF; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União – DPU; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho do DF; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral – TRE/DF; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; Instituto Nacional de Seguro Social – INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios – TJDFT; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB.
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